sábado, 29 de agosto de 2009

O Jogo do Berlinde


Toda a manhã era dedicada aos trabalhos escolares. Não que os tivesse nas férias, mas os pais passavam-lhe sempre alguns exercícios. Assim, todos os dias fazia uma cópia, uma leitura, e treinava cada uma das quatro operações de aritmética aprendidas na escola. Era uma rotina, como dizia a mãe. À noite, o pai verificava a cópia, corrigia as contas e os problemas.

Arthur e a airmã ficavam com a tarde livre para as brincadeiras. Enquanto o pai ia para o trabalho e a mãe fazia a lida da casa, os filhos podiam gozar as tardes de Verão. A Catarina brincava, como de costume, com as outras meninas da vizinhança, ao jogo do elástico, a saltar à corda, à macaca. O Arthur ia ter com o Manel, o seu melhor amigo, para jogarem ao berlinde. Havia temporadas para cada uma das brincadeiras lá no bairro. Jogar com as caricas, ao pião, as corridas de carrinhos de rolamentos, tudo tinha o seu tempo. Agora, estávamos no tempo do berlinde. O Manel, o engenhocas, como Arthur o chamava, tinha um 'bilas' novo. Não era uma berlinde de tamanho normal, a rapaziada chamava àquele tipo de berlinde, 'um abafador'. - "Com um berlinde destes podemos ganhar mais jogos." - dizia o Manel.

Arthur e Manel, desenharam um círculo para delimitar o campo de jogo, desenharam o lugar onde ficaria a barroca e em seguida, começaram a escavar a terra. Arthur acertava quase sempre na barroca e tinha muito jeito para jogar o berlinde. O Manel, engenhocas, não jogava muito bem, mas fazia as contas de cabeça como ninguém, por isso, calhava-lhe calcular os pontos dos jogos.

Jogaram ao berlinde toda a tarde. No fim do jogo, os dois amigos e as irmãs, a Catarina e a Maria, saboreavam um sorvete de chocolate e baunilha cada um, enquanto o Manel, engenhocas, fazia as contas aos ganhos do dia. Arthur observava quem passava e pensava: - "As pessoas são tão diferentes umas das outras!"



Fotografia


Sem comentários:

Único... verso

“Como começou o universo?”, perguntou o Arthur ao primo. O primo sabia que o Arthur gostava de fazer todo o tipo de perguntas, mas não esta...