terça-feira, 18 de agosto de 2009

A importância de se chamar...


A importância de se chamar... Arthur.
Podia ser um outro nome qualquer. Mas queríamos um nome comum, usado em todo o mundo, assim escolhemos este. Ninguém sabe ao certo onde e quando se chamou pela primeira vez Arthur a alguém. Quando dizemos Arthur, dizemos todas as formas deste nome:

Arcturus, Arktouros, Arthur, Arthurus, Artorius, Artur, Arturo, Artza, Arzhur, Âsâ, Dury, MacArthur, Артур, ארתור (Artur)

O nome era já usado pelos celtas, e pelos gregos antigos significando “o guardião do(a) urso(a)”, “urso forte” ou “forte como um urso”.

Ainda hoje, se à noite levantarmos os olhos, podemos ver Arcturus da constelação do Boieiro (Arcturus, a estrela alfa, i.e. a mais brilhante da constelação), próxima da Ursa Maior e da Ursa Menor, e a quarta mais brilhante no céu nocturno. Homero refere-se a ela na Odisseia.

Podia ser um outro nome qualquer. Mas escolhemos um nome comum. Comum, como o era o do rei lendário, soberano dos cavaleiros da Távola Redonda.



Referências
imagem fonte: http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Bootes.jpg
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles - Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa : Temas & Debates, 2003

Sem comentários:

Único... verso

“Como começou o universo?”, perguntou o Arthur ao primo. O primo sabia que o Arthur gostava de fazer todo o tipo de perguntas, mas não esta...